Postagens populares

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Breve Histórico

Acesso ao Bairro da Paz pela Paralela

O Bairro da Paz escolheu como data de fundação o dia 23 de abril de 1982. Pessoas de baixa renda ocuparam irregularmente um terreno que pertencia à Prefeitura Municipal. A repressão sofrida não os intimidaram, de forma que a população sempre voltava e refazia os barracos. A gravidade dos conflitos entre eles e as autoridades foi agravando e o caso ganhou visibilidade na imprensa. Como, na época, a Argentina e a Inglaterra guerreavam pela ilha das Malvinas, assim ficou conhecida a localidade como "Bairro das Malvinas". Enquanto isso, a Prefeitura usava de força policial e derrubava os barracos, que a comunidade insistia em reconstruir. Como a ação não funcionou, a Prefeitura cedeu e optou a negociar com os moradores, até que conseguiu levá-los para uma área em Coutos. Naturalmente, depois de perceber que foram ludibriados e que o local não equivalia com o da ocupação que eles tinha feito, por ser um local quase que inacessível, a maioria dos moradores saiu de lá e voltou a ocupar a mesma localidade de antes, em 1986.
O comércio é grande
Mais uma vez houve a força policial e demolições, porém o Governo de Waldir Pires interveio para  o fim do conflito. Os moradores foram cadastrados e foi elaborado um projeto para o Bairro, que não veio a concretizar-se. Com o fim das derrubadas, o bairro estabilizou-se, chegando a seu maior crescimento. De acordo com o IBGE, em 1991, havia 11.241 habitantes, em 1996, esse número foi para 40 mil e, hoje, há cerca de 65 mil habitantes no bairro. Ou seja; nos dez anos seguintes da reocupação, o número de moradores aumentou em mais de 300%, enquanto de 96 para cá, o aumento foi de 62,5 %. Em 1996, o bairro foi ligado ao abastecimento de água potável pela embasa, nessa época, porém já havia luz elétrica. O título de posse foi dado aos moradores no segundo mandato da Prefeitura de Imbassaí.

Associação de Moradores
Com uma árdua história de ocupação, o Bairro da Paz tem uma comunidade forte e uma das associações de moradores mais ativas e comprometidas da cidade de Salvador. A construção de cada equipamento do bairro foi conseguida através de lutas e pressão as autoridades, através de manifestantes na Câmara Municipal até barricadas na Paralela. Hoje há no bairro cooperativas, grupos culturais diversos, escolas, centro de saúde e cursos desenvolvidos por várias instituições. A prefeitura fez de tudo para que não consolidasse a ocupação desta área da cidade, valorizada pela avenida Paralela. 
A assistência dada ao bairro é deficiente em relação à sua localização e o bairro é conhecido como um local violento. Na visão dos moradores, é unânime o sentimento de exclusão: eles se sentem claramente acuados com o dinamismo estrutural que acomete a Av. Luís Viana Filho (Mais conhecida como Av. Paralela),em pleno desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de grande porte. Onde o Bairro da Paz não deveria está.

Fotos: www.google.com.br/imagens

Um comentário:

  1. Acompanhei esta luta e sei da ajuda da Igreja Católica à comunidade. Moro no Colina de Piatã e valorizamos muito os serviços que encontramos no Bairro da Paz onde nos abastecemos de quase tudo e viemos para valorizar e unir em comunidade. Graciete

    ResponderExcluir