Postagens populares

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Infraestrutura, Saneamento Básico e Transporte

Ruas sem asfalto
Em 1996, o bairro foi ligado ao abastecimento de água potável pela embasa, nessa período, já existia luz elétrica no bairro. O título de posse foi entregue aos moradores no segundo mandato da Prefeitura de Imbassaí.
Sendo que até hoje nem todos os moradores receberam o título de posse. A maioria dos moradores tem serviços de água, luz (mas nem todos são ligadas a rede regularmente), saneamento e lixo, porém a parte mais periférica do bairro não possui asfaltamento e esses serviços básicos também são escassos. Três vezes na semana há a coleta de lixo. Quanto ao transporte, são quatro empresas de ônibus que fazem as linhas, São Joaquim, Lapa, Estação Mussurunga e Patamares, porém ineficiente para toda a população do bairro.  

Entrevistas:
Janete (fictício)/estudante e moradora
Os transportes aqui não são suficientes, linhas diretas mesmo só tem duas, uma que vai para a LAPA e a outra que vai para SÃO JOAQUIM. Apesar de ter dois ônibus de cada linha, não são suficientes. Temos uma terceira opção não tão proveitosa, que é o ESTAÇÃO MUSSURUNGA. Digo não tão proveitosa por conta da horrível espera que temos de encarar na estação mussurunga. Para pegarmos alguns outros ônibus, temos que ir para a frente do bairro, mas não é um lugar muito seguro porque não ficam policias e um dos pontos é ao lado de um "matagal", então, os moradores e outras pessoas que vão pegar ônibus lá ficam a mercê de assaltos ou coisa pior. (Eu graças a Deus nunca sofri nada).
Os ônibus da LAPA estão em boas condições mas um de SÃO JOAQUIM toda era dá defeito. Os da Estação Mussurunga estão em um estado nada agradável, mas no caso deles, estão nesse estado por conta de alguns moradores mal educados. Uma coisa que melhorou foi o fato dos ônibus agora irem até outros pontos do bairro em que eles não iam. Eles agora passam praticamente por todo o bairro.
Os transportes são pontuais no horário da manhã, entre às 04:40h e 07:00h, após esse horário é um pouco complicado a pontualidade. Mas a maior razão da falta de pontualidade é por causa do horrível congestionamento que há todos os dias na Av. Paralela.

 Ana Carolina(fictício)/moradora
 A assistência aqui é precária apesar de termos Posto de Sáude, Escolas (estadual e municipal) o bairro é conhecido como um lugar violento. Nos sentimos acuado devido ao grande crescimento de empreendimentos residenciais. Em relação a segurança ultimamente não me sinto segura. Em relação a transporte somos bem servidos (Lapa, São Joaquim, Estela Mares, Estação Mussurunga 03 linhas, Itapuã). Não tenho dificuldade em sair para resolver outros assuntos no centro da cidade.

Fonte: Entrevistas com moradores
Fotos:http://www.google.com.br/imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário