Postagens populares

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Localização do bairro da Paz

Localização: Salvador, Bahia, Brasil.
Referência: Entrada pela Paralela, próximo a Estação Mussurunga, ao Centro de Convenções e ao Aeroporto Eduardo Magalhães.
O Bairro da Paz está localizado em uma área privilegiada da cidade de Salvador.

Estrutura Fundiária – O terreno ocupado pelo Bairro da Paz fazia parte da Fazenda Itapuã, área pública municipal aforada a Edmundo da Silva Visco (falecido). Após a efetivação do acordo entre os herdeiros do Espólio de Edmundo Visco (1991/1992), a gleba (terreno próprio para cultura) foi dividida em três partes:
Área 1: faixa de terreno margeando a av. Paralela, em toda a extensão da gleba;
Área 2: faixa de terra de 752.767,45m² que compreende o terreno efetivamente ocupado pelo Bairro da Paz;
Área3: faixa de terra situado ao fundo da gleba.
As áreas 1 e 3 permaneceram com o Espólio de Edmundo Visco e somam 254.252,02m². A área 2 retornou ao domínio pleno e direto da Prefeitura Municipal do Salvador e é objeto do Programa de Regularização Fundiária Municipal.
A área de terreno ocupada, apesar de vazia, já possuía uma alta valorização urbana e era considerada “área de engorda”, ou seja, terreno com alto valor especulativo imobiliário urbano. A ocupação não foi pacífica, a comunidade por muitas vezes foi intimidada e reprimida por ação policial. Tal processo se tornou repetitivo, já que a população se apresentou organizada e com assessoramento jurídico.

                   
Fonte: Santa Casa de Misericórdia da Bahia - Departamento de engenharia e departamento de gestão imobiliária e patrimônio.
           Foto: www.googlesatélite.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário